Redes Sociais - Qual o perigo?
10/10/2011
O uso de redes sociais é habito crescente na geração atual. Se você não pertence ao grupo daqueles que possuem perfil em ao menos uma rede social, é raridade, mas muito provavelmente saberá indicar um conhecido que não passa um dia sem postar algum comentário ou foto na página pessoal na internet. Apesar de a atividade parecer informal, especialistas apontam que a administração de um perfil na internet pode provocar consequências prejudiciais à carreira de um profissional.
Atentas aos perfis virtuais dos candidatos às vagas de emprego, agências de recrutamento profissional tem ficado atentas às redes sociais para descobrir mais informações sobre as pessoas que participam de processos seletivos para cargos mais concorridos. Comentários sobre a rotina profissional, insatisfações pessoais, divulgação de fotos particulares, recomendação de links da internet e até assuntos de interesse, tudo pode ser utilizado na hora de avaliar um candidato. “Verificamos o que a pessoa coloca, como ela se relaciona e muitas vezes constatamos um excesso de exposição. Buscamos pessoas que sejam formadoras de opinião e não que utilizem as redes sociais simplesmente para compartilhar comentários desnecessários e informações irrelevantes”, analisa Roseline Marques, da RHDP Consultoria e Soluções em Recursos Humanos.
As recomendações para não se complicar nas redes sociais não são complexas e difíceis de serem postas em prática. “Não é preciso ter uma página formal, com foto de roupa social e linguagem séria. Basta ter cautela e não colocar nenhum tipo de conteúdo que possa denegrir a sua imagem”, comenta Viviana Guerra, assistente administrativa no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) em Franca.
Para Renato Fonseca, professor no curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócio, da Unifran, e autor do livro “Conexões Empreendedoras”, o bom senso é fator determinante na administração de um perfil virtual. “Tudo aquilo que você zela em termos de privacidade na vida real, dentro da sua casa, você também deve zelar nas redes sociais. A pessoa tem que ter em mente que tudo que é publicado vai permanecer na internet”, adverte Fonseca.
Apesar dos cuidados necessários na administração de um perfil em uma rede social, especialistas em recursos humanos destacam que o bom uso das ferramentas pode ser aliado na hora de conquistar uma vaga de emprego ou manter relacionamentos com colegas de trabalho. Divulgação de currículo, portfólio de trabalhos e realização de contatos profissionais são bons exemplos de como as redes sociais podem ser úteis e ir muito além do comentário de um vídeo engraçado na internet ou da postagem de uma foto da balada no último final de semana.
Confira algumas dicas importantes e evite arranhar a sua imagem profissional por conta de um mau comportamento virtual.
O QUE DEVO EVITAR?
Cuidado com críticas ácidas e comentários que podem prejudicá-lo profissionalmente. Exemplo: reclamar da empresa, do chefe, dos colegas de trabalho, etc... Estes são assuntos para serem discutidos no próprio ambiente corporativo e não nas redes sociais.
Não entre em comunidades preconceituosas ou comprometedoras. Exemplo: “Odeio meu chefe”, “Odeio ter que trabalhar”, “Morte aos torcedores do Tabajara F.C”.
Não poste fotos que possam te prejudicar. Uma imagem de um dia que acabou bebendo demais não irá lhe ajudar em nada.
Cuidado com erros de português. Linguagem informal é uma coisa, erros de ortografia é outra.
Só fale em nome da empresa quando tiver autorização para isso. Nunca dê uma opinião particular como se representasse o lugar em que trabalha.
COMO AS REDES SOCIAIS PODEM ME AJUDAR?
Redes sociais são ótimas ferramentas para a realização de contatos. Envie mensagens e interaja com pessoas da sua área de formação. É uma boa forma de trocar experiências e talvez conseguir novas oportunidades.
Caso tenha um blog de conteúdo profissional, divulgue! Sua página pode ser um importante portfólio e forma de divulgação de temas do seu interesse.
Participe de tópicos de discussão e manifeste a sua opinião de forma sensata e ponderada. Dialogar sobre temas diversos te mantem informado sobre o que acontece no mundo e lhe permite realizar novos contatos.
ALGUNS EPISÓDIOS DE MAU USO DAS REDES SOCIAIS
Caso Locaweb:
Alex Glikas, diretor da Locaweb, empresa de hospedagem de sites, debochou do São Paulo durante um jogo contra o Corinthians em 2010. Torcedor alvinegro, Glikas postou a seguinte frase no Twitter: ‘Sou fã do Rogério, se continuar assim está ótimo! Chupa bambizada! Isso aqui é Locaweb’ (sic). A Locaweb patrocinava o São Paulo na época e a torcida do time do Morumbi realizou um protesto contra a empresa. O diretor se retratou horas depois, mas acabou sendo demitido.
Fotógrafo apanha no Palmeiras:
Thiago Vieira, fotógrafo do jornal Agora São Paulo, ironizou o Palmeiras durante as eleições presidenciais do clube em 2011. Enquanto aguardava o resultado a votação, Thiago postou no Twitter: ‘Enquanto os porcos não se decidem poderiam mandar mais lanchinhos e refrigerante pra imprensa q assiste ao jogo do timão na sala de imprensa.’ (sic) Além de ter apanhado de dirigentes do Palmeiras, o fotógrafo acabou perdendo o emprego por ter se expressado mal pela internet.
Jornal Comércio da Franca, 7 de outubro de 2011.