Get Adobe Flash player

Novidades RHDP

Conhea a personalidade do seu chefe para se dar bem no trabalho

14/03/2012

Você adora seu emprego, mas não suporta seu chefe. Só de pensar que vai encontrá-lo em poucos minutos dá vontade de telefonar para a empresa e dizer que está doente. Afinal, quem aguenta aquele mal humor que dura o ano inteiro? E o que dizer então daquele chefe que não perde a chance de fazer uma piada com os funcionários? Se seu chefe está te enlouquecendo e você está a ponto de explodir, preste atenção nas dicas valiosas que Roseline Marques, especialista no setor de RH, preparou. “Conhecer o seu líder e aprender suas preferências de como quer ser tratado é um bom começo para um relacionado harmonioso”, diz.

Veja a seguir em qual perfil seu chefe se encaixa e aprenda a lidar com ele.

Chefe mal humorado: Não entre nessa sintonia. Seja cordial, simpático e procure resolver o motivo do mal humor. Caso consiga, terá a sua gratidão e o seu humor de volta.

Chefe amigão: Cuidado para não misturar as coisas. Vocês são amigos fora da empresa, dentro são profissionais. Cumpra todas as tarefas e lembre-se que existe uma hierarquia e precisa ser respeitada. A amizade facilita o relacionamento, mas o profissionalismo garante o seu crescimento na empresa.

Chefe parente: Chame-o sempre pelo nome e evite intimidades. Nunca comente assuntos familiares na frente de estranhos. A cobrança será sempre maior, pois os outros acharão que você tem privilégios. Haja de forma discreta e eficaz. Deixe claro a sua competência para o cargo e jamais utilize do parentesco para atingir seus objetivos.

Chefe agressivo: Não permita que ele grite com você. Sempre que seu líder for agressivo e gritar, fale baixo e com educação. Evite expor problemas sozinho, busque sempre trabalhar em equipe. Caso o comportamento agressivo persista, procure o superior do seu líder e exponha a situação e a influência dessa atitude nos resultados da equipe.

Chefe calado: Esse é o perfil dele. Pergunte o que ele precisa e solicite sempre um feedback sobre o seu trabalho. Busque conhecer assuntos do seu interesse e comece a conversa com algo a respeito, assim você quebra o gelo e aos poucos aborda o assunto desejado.

Chefe centralizador: Conquiste a sua confiança, cumpra prazos, metas e seja pró-ativo. Ouça as orientações e respeite a hierarquia, pergunte sempre que houver dúvidas e devagar, mostre que está pronto para receber novas responsabilidades. Evite palpites importunos, eles podem quebrar a confiança e prejudicar o seu crescimento.

Chefe exigente: Conheça os seus valores. Tenha claro suas solicitações e a forma de como fazê-las. A medida que ouvir elogios ou críticas, melhore suas entregas e mantenha a qualidade esperada.

Chefe tímido: Um líder tímido tem mais disposição para ouvir e colocar idéias dos outros em prática. Sempre demonstre a sua opinião sobre os diversos assuntos e dê sugestões de melhoria.

Chefe mais novo: Pessoas jovens são criativas, ousadas e cheias de disposição para enfrentar as situações do cotidiano e mudar a forma de trabalho. Uma ótima oportunidade para inovar. Quando discordar sobre algum assunto, coloque a sua opinião de forma clara e descreva sua experiência em casos anteriores.

Autor(a): Patrícia Paim Função: Repórter
Foto(s): Ilustração: Ricardo Sanches/Comércio da Franca
Data: 14/03/2012