Get Adobe Flash player

Novidades RHDP

Incluso Digital - Uma atitude social

07/03/2009

Hoje em dia um dos grandes desejos de consumo é o computador. Ligamos a TV e somos mergulhados por um universo de promoções oferecidas pelas grandes redes de varejo, com preços cada vez mais acessíveis, despertando na população a possibilidade de ter a tecnologia em sua própria casa. Nasce o grande desafio.

Não basta ter um computador em casa, precisamos conhecer as ferramentas por ele oferecidas. Obvio? Não.
Recentemente realizamos diversas pesquisas on-line e percebi o quanto o computador ao mesmo tempo em que fascina, aterroriza aqueles que não sabem como utilizá-lo. Muitos diziam baixinho: - Não sei mexer com isso, e nesse momento lembrei-me do sentimento vivenciado por adultos analfabetos, tímidos, envergonhados e excluídos do mundo de informações. 
Analfabetos Digital, Excluídos Digital independente do nome que daremos para essa categoria de pessoas, precisamos refletir a nossa ação, vivemos em um mundo onde um dos grandes obstáculos para a expansão de novas tecnologias é o número de pessoas que não sabem utilizá-las. E o que estamos fazendo para inserir esse grupo nesse mundo maravilhoso de informações?
Acompanhamos diariamente a galopante escalada das tecnologias embarcas que transformam simples máquinas em quase robôs, e quando vocês menos esperarem sua empresa terá uma destas, faz parte da evolução, e quem estará preparado para operá - la?
Conhecemos o quanto o nosso colaborador pode agregar a empresa, sabemos que muitas das respostas para os problemas são conhecidas por eles, observamos que em momentos de crise a equipe de trabalho faz a diferença, sabemos que cada vez mais a tecnologia ajuda a reduzir desperdícios e conseqüentemente custos, e mesmo assim continuamos inertes a categoria de analfabetos digital.
A maioria das empresas possui departamento de informática ou contrato com empresas terceirizadas de TI. Montar uma sala com dois ou três computadores e definir alguns horários para as aulas de informática, custa muito pouco ou quase nada, basta ter vontade.
Crie um projeto, envolva seus colaboradores, falamos muito em projeto social e muitas vezes, estamos com um do nosso lado e não damos a devida importância. Saiba que em pouco tempo o excluído digital transformará num excluído social e cabe a você mudar essa realidade.
Lute e faça da sua empresa modelo para outras, capacite seu profissional e você estará fazendo a diferença não só na vida daquela pessoa, mas de todos que a rodeiam.
Faça hoje, Agora!
Roseline Marques
RHDP Consultoria de RH